Aracaju - 23/04/13

Quem somos

“Motivada pela necessidade de oferecer soluções adequadas às questões próprias de sua atividade representativa, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe – FIES e as entidades que a integram, cedo entenderam no momento que emergiam os novos modelos de gestão indispensáveis ao sucesso das administrações à importância da informação como ferramenta estratégica”.

Para isso foi criado o NIE Núcleo de Informações Econômicas da FIES. Tem como objetivo principal dar suporte à diretoria e representantes da entidade nos diversos organismos colegiados onde tem representação através da elaboração de dados econômicos sobre o desenvolvimento industrial de Sergipe, bem como dados relevantes em todos os âmbitos da economia sergipana. O NIE realiza estudos nas áreas social e econômica, além de estudos que dele demandem tais informações.

Abaixo estão relacionadas às principais atividades desenvolvidas pelo NIE:


Pesquisas de Campo

A partir do know-how adquirido através de várias pesquisas já realizadas o NIE está apto a realizar pesquisas nas áreas social e econômica através de aplicação e tabulação de questionários bem como elaboração de relatórios de análise dos resultados obtidos em campo.

Sondagens 

Sondagem Industrial é uma importante ferramenta para acompanhar a condição atual da indústria de transformação sergipana bem como as expectativas futuras podendo assim antecipar seus movimentos. Sondagem da Construção Civil visa acompanhar a condição atual deste segmento econômico bem como as expectativas futuras.

Perfil da Mão de Obra dos setores industriais

A série de estudos sobre o perfil da mão de obra dos segmentos industriais é de grande relevância para que os sindicatos possam descobrir as deficiências bem como as forças de seus trabalhadores e de posse dessas informações poderem aumentar a produtividade das indústrias. 

Posto de Informações do BNDES

O NIE abriga sob sua responsabilidade o papel de difusor de informações sobre as linhas de financiamento do BNDES ajudando os empresários a utilizarem as melhores (e mais adequadas) linhas de financiamento disponíveis na instituição.

Núcleo RENAPI (Rede Nacional de Política Industrial)

Núcleo composto pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC). Este núcleo tem por objetivo aumentar o acesso das indústrias sergipanas aos instrumentos da Política Industrial do Governo Federal. 

Projetos e Programas de apoio à Indústria

Desenvolvimento de ações em parceria com instituições locais e/ou nacionais com o objetivo de fortalecer a indústria sergipana. 

Núcleo de Inovação

O Núcleo de Inovação de Sergipe tem o compromisso de estimular a inovação nas empresas para seu ingresso na agenda de inovação e de contribuir para o alcance dos objetivos e metas da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). 

Emissão de Certificado de Funcionamento Regular

Documento indispensável no processo de recebimentos de incentivos fiscais federais.

Cadastro Industrial

Guia de empresas sergipanas em processo permanente de ampliação e atualização de dados. 

Boletim Sergipe Econômico

Trata-se de um boletim econômico mensal feito em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS, que analisa informações relevantes sobre o desempenho das economias sergipana, nordestina e brasileira.

Enquete

Qual a sua expectativa de crescimento da economia brasileira em 2017?

De 0,5% a 1,0%

De 1,1% a 1,5%

ver resultados

Parceiros

Boletim

Boletim Sergipe Econômico - Ju...

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) sentiram a necessidade de lançar um boletim de indicadores econômicos ...
saiba mais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, S/N
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco, 3° andar
Aracaju/SE - CEP 49080-190
Tel. (079) 3226-7418/7488 - Fax:(079) 3226-7493

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW